A quarta-feira de cinzas é uma data de muita importância para as pessoas que seguem o catolicismo. O dia é definido pelo calendário cristão como um marco inicial para uma jornada espiritual.

Nesse período, os religiosos devem refletir sobre a finitude da vida a fim de se redimirem pelos pecados na Terra.

Com isso, ao longo dos 40 dias em que se dá a Quaresma, recomenda-se que os fiéis façam uma crítica construtiva pessoal diante dos comportamentos, pensamentos e atitudes que algum dia foram capazes de prejudicar ou interromper os laços com a vida cristã.

Para isso, devem seguir as recomendações da igreja até o último dia.

Significado da Quarta-feira de cinzas

Quarta-feira de cinzas

A quarta-feira de cinzas de 2020 ocorrerá no dia 26 de fevereiro.

A data tem como propósito recordar os fiéis sobre a mortalidade dos indivíduos e, consequentemente, conscientizá-los sobre a importância da salvação, pois só dessa forma será possível garantir a vida eterna.

Para isso, é de real necessidade que os católicos coloquem em prática todos os ensinamentos de Deus e, além disso, é fundamental que as pessoas não se prendam a questões inerentes aos princípios da igreja.

Sendo assim, é importante que os cristãos não fiquem iludidos com a felicidade plena na Terra, pois a real moradia definitiva é o céu. Contudo, é essencial que a jornada de cada pessoa seja aproveitada ao máximo durante a vida, principalmente se for dedicada à adoração do Senhor.

Por isso, a igreja determinou um dia para que houvesse a celebração da vida e a apreciação da morte. Assim, as pessoas poderiam ter sempre em mente que a vida na Terra é passageira e que a promessa de uma vida eterna no céu é real.

Celebração da Quarta-feira de cinzas

Significado da Quarta-feira de cinzas

Para celebrar a quarta-feira de cinzas, é crucial que todas as pessoas tenham em mente a importância do dia em questão.

Com isso, é fundamental que os fiéis estejam preparados para dar início a um tempo de reflexão, partilha e remissão que antecede a morte e a ressurreição de Cristo.

Desse modo, a celebração da quarta-feira de cinzas é marcada por jejum, orações e caridades que perduram até a Páscoa, data em que Jesus ressuscitou.

Por isso, durante esse tempo os religiosos devem pedir perdão pelos pecados, devem ajudar os necessitados e abrir mão de regalias.

A igreja reserva o dia para realizar uma missa especial e, durante a celebração, costuma fazer a imposição de cinzas bentas na testa dos fiéis.

Enquanto o ato está sendo realizado o sacerdote ou ministro repetem “Convertei-vos e crede no Evangelho”, com a intenção de mostrar aos fiéis que do pó vieram e ao pó voltarão.

Simbologia das cinzas

Quarta-feira de cinzas simbologia

A origem do nome “quarta-feira de cinzas” é puramente religiosa, pois representa o dia em que se celebra a missa das cinzas.

Essas cinzas são resultado da queima de ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior.

Para utilizá-las nos fiéis é necessário que estejam bentas e ainda podem ser aromatizadas com incenso. Com isso, os sacerdotes ou ministros fazem o sinal da cruz na testa dos fiéis utilizando um punhado das cinzas.

O gesto de empregar as cinzas na testa dos cristãos simboliza a morte, pois recorda às pessoas de que todos são feitos de pó e que ao pó voltarão, assim como os ramos que um dia foram vivos e hoje servem para lembrá-los disso.

importância da Quarta-feira de cinzas

Desse modo, é possível que todos reconheçam a fragilidade e a mortalidade da vida e sejam capazes de se redimir para receber a misericórdia de Deus e não mais perecer.

Após o ato, os fiéis podem retirar as cinzas quando acharem melhor, pois não há uma indicação de um tempo determinado para mantê-las.

Morte

Para além, é sempre bom reforçar que a beleza da vida está na própria morte.

Todos nascem, crescem e morrem sabendo que a passagem de todos pela Terra é breve, pois é necessário partir para uma vida eterna, livre de sofrimentos e carregada de amor.

Com isso, cabe a todos levar uma vida simples, humilde, harmoniosa e compartilhada na terra até os últimos dias.

Assim, é possível reforçar os lados com Deus e não se distanciar dos princípios e dos valores ensinados por Ele, pois Ele se sacrificou para livrar a humanidade do pecado.

O post Quarta-feira de cinzas: Significado da data e sua celebração apareceu primeiro em Bíblia Virtual.

Leia Também:

Deus Existe E Os Milagres Acontecem! Afirma Devota Da Bahia
Parábola da Ovelha Perdida – O que significa? História e Interpretação
Dia Internacional do Portador de Deficiência Física

Comentários