Salmo 12

Salmo 12

Saiba tudo sobre o Salmo 12, seu significado, como encontrá-lo na Bíblia, quem foi o seu autor e porquê foi escrito.

Salmo 12 Completo

Salva-nos, Senhor! Já não há quem seja fiel; já não se confia em ninguém entre os homens.

Cada um mente ao seu próximo; seus lábios bajuladores falam com segundas intenções.

Que o Senhor corte todos os lábios bajuladores e toda língua arrogante

dos que dizem: “Venceremos graças à nossa língua; somos donos dos nossos lábios! Quem é senhor sobre nós? “

“Por causa da opressão do necessitado e do gemido do pobre, agora me levantarei”, diz o Senhor. “Eu lhes darei a segurança que tanto anseiam. “

As palavras do Senhor são puras, são como prata purificada num forno, sete vezes refinada.

Senhor, tu nos guardarás seguros, e dessa gente nos protegerás para sempre.

Os ímpios andam altivos por toda parte, quando a corrupção é exaltada entre os homens.

O Livro de Salmos

O livro de Salmos fala a respeito do amor incondicional, de socorro e intervenção divina em adversidades históricas. Muitos cânticos falam sobre o socorro durante a época de guerras, sobre como se sentiam seus autores.

Apesar de suas serem de extrema confiança em Deus, Salmos também revela momentos de fraqueza dos salmistas, igualando-os como humanos, como nós.

O que são os salmos

A grande maioria dos Salmos foram escritos por Davi, mas Asafe, Corá, Salomão, Emã, Etã e Moisés também participaram da composição do livro. Todavia, pelo menos 51 salmos foram denominados de autoria anônima.

Já falamos aqui sobre o livro composto por canções e orações, denominados assim por sua estrutura em versos e por ter sido escrito por levitas, que buscavam a Deus com músicas de adoração. Se deseja saber mais sobre este livro Salmos, veja o artigo Salmos, o que são seus significados.

Como ler o livro de Salmos?

Para compreender melhor a leitura do Livro de Salmos, é importante saber que a primeira perspectiva diz respeito ao momento que passava seu autor. O Salmo 51, por exemplo, ganha ainda mais sentido, quando é ligado ao fato do pecado de Davi com Bate-Saba.

Em segundo lugar, todo Salmo pode ter uma aplicação pessoal, de acordo com o momento que cada um possa estar passando. Por isso torna-se um livro contemporâneo e tão amado, pois quem não enfrenta batalhas diariamente? Quem não passa por dificuldades? E ainda mais, quem nunca testemunhou a vitória e conseguiu ver as maravilhas de Deus?

No livro de Salmos, há ainda a perspectiva que se aplica a Jesus, e em outros casos a Israel.

Como achar o Salmo 12 na bíblia?

Pegue sua Bíblia e abra-a dividindo-a ao meio. O livro de Salmos fica no antigo testamento da Bíblia, ou seja, para orientação, sempre estará na primeira parte se dividida ao meio, é especificamente o 23º livro. Para facilitar, uma das opções é consultar o índice da bíblia em questão e buscar pela primeira do página. Em seguida, basta avançar até o Salmo 12. Como referência fica entre os livros de Jó e Provérbios e sua abreviatura na bíblia é conhecida por Sl.

Qual o significado do Salmo 12?

Ao longo do Salmo 12 é possível interpretar como o salmista se sente oprimido e se queixa com Deus que foi esquecido, que suas orações não chegaram ao céu; mas continua lhe suplica com confiança.

Até o maior Salmista da Bíblia teve seu momento de fraqueza, por um momento ele questionou se Deus o havia esquecido, pois se encontrava sem forças.

O desânimo o abateu, mas então ele escreveu mais um Salmo ao Todo Poderoso, um cântico ou uma oração de súplica.

O Salmo 12 dá a entender que havia uma batalha contra seus inimigos, e o Salmista suplicava pela vitória em um momento em que parecia impossível vencer.

Ele questiona Deus, sobre até quando os inimigos o atacariam, demonstrando toda sua fraqueza, o quanto estava cansado e sem forças.

Logo no início do Salmo, ele implora pelo olhar do Senhor, e se pergunta quem poderá acolher a sua angústia.

Porém finaliza sua oração com confiança, declarando que tudo que ele mais desejava no momento era escrever um cântico de louvor e agradecimento, era ser socorrido. Tudo que ele mais deseja era se alegrar com a vitória garantida pelo amor do Pai e cantar a graça e a misericórdia dos Seus grandes feitos.

O Salmo 12 é um cântico de socorro

Leia o Salmo e peça a Deus que traga a melhor interpretação para seu momento de vida, acredite no amor, na criação, no seu próprio valor.

Você merece o melhor desta vida, não se culpe por ter seus momentos de fraqueza, afinal ainda estamos neste plano para aprender.

Deus-Pai-Filho-Espírito Santo e os nossos santos intercessores sempre ouvem orações feitas com o coração. Sempre finalize com “Amém”, para confirmar que “Assim Seja”.

Quem é o autor

Conforme o primeiro versículo do próprio Salmo 12 mostra, a autoria é de Davi.

Como rezar o Salmo 12?

Leia o Salmo e peça a Deus que traga a melhor interpretação para seu momento de vida, acredite no amor, na criação, no seu próprio valor para se reerguer como uma pessoa que merece o melhor nesta vida.

Este salmo é por Rumo da Fé

Comentários

Deixe Seu Pedido de Oração