Salmo 17

Salmo 17

No Salmo 17, Davi inicia seu cântico com verdadeira alegria e coração exultante. É literalmente um cântico de louvor, uma poesia em que o salmista declara seu amor a Deus de todo o coração.

Trata-se de um salmo um pouco diferente de todos os outros, pois além de ser mais longo do que o usual, o Rei Davi não o escreveu como um pedido de ajuda durante as batalhas, como um louvor de agradecimento ou ainda como uma súplica de vitória contra seus inimigos, como a grande maioria dos Salmos.

O Salmo 17 é um belíssimo cântico exaltando Deus Todo Poderoso como o Criador de todas as coisas, como a razão de sua existência.

A declaração ao Aba Pai é de amor profundo, ao lê-lo de coração aberto é possível sentir o poder das palavras que Davi redigiu de próprio punho.

Salmo 17 Completo

Ouve, Senhor, a minha justa queixa; atenta para o meu clamor. Dá ouvidos à minha oração, que não vem de lábios falsos.

Venha de ti a sentença em meu favor; vejam os teus olhos onde está a justiça!

Provas o meu coração e de noite me examinas, tu me sondas, e nada encontras; decidi que a minha boca não pecará

como fazem os homens. Pela palavra dos teus lábios eu evitei os caminhos do violento.

Meus passos seguem firmes nas tuas veredas; os meus pés não escorregaram.

Eu clamo a ti, ó Deus, pois tu me respondes; inclina para mim os teus ouvidos e ouve a minha oração.

Mostra a maravilha do teu amor, tu, que com a tua mão direita salvas os que em ti buscam proteção contra aqueles que os ameaçam.

Protege-me como à menina dos teus olhos; esconde-me à sombra das tuas asas, dos ímpios que me atacam com violência, dos inimigos mortais que me cercam.

Eles fecham o coração insensível, e com a boca falam com arrogância.

Eles me seguem os passos, e já me cercam; seus olhos estão atentos, prontos para derrubar-me.

São como um leão ávido pela presa, como um leão forte agachado na emboscada.

Levanta-te, Senhor! Confronta-os! Derruba-os! Com a tua espada livra-me dos ímpios.

Com a tua mão, Senhor, livra-me de homens assim, de homens deste mundo, cuja recompensa está nesta vida. Enche-lhes o ventre de tudo o que lhes reservaste; sejam os seus filhos saciados, e o que sobrar fique para os seus pequeninos.

Quanto a mim, feita a justiça, verei a tua face; quando despertar ficarei satisfeito ao ver a tua semelhança.

Versículos 1-6

Os versículos de 1 a 6 do Salmo 17 demonstram a afirmação da fé e confiança na libertação de seus inimigos e armadilhas.

Além de fazer afirmações poderosíssimas sobre a redenção, Davi ainda a descreve com detalhes. Como que num passe de mágica, Davi canta que ele é redimido de seus adversários em combate: “Invoco o Senhor, digno de todo louvor, e fico livre dos meus inimigos.”

Versículos 7-19

Nos versos que seguem até o 19º, Davi faz uma narração bucólica da batalha de Deus pela salvação dos inimigos.
A forma como Deus intervem ao favor do salmista é poética e rica em detalhes. Já imaginou a terra tremer e as montanhas se abalarem com Deus agindo ao seu favor? Assim Davi descrevia a ação do Pai ao seu favor.

Versículos 20-27

Nos trechos de 20 a 27, Davi enumera as bençãos com que Deus presenteia os retos segundo Seu coração. Davi declara que Deus o “pôs a salvo e o livrou, porque simplesmente o ama.”

Versículos 28-46

A meio do Salmo 17, Davi oferece louvores ao Senhor. Um ápice na forma como caracteriza a Pessoa do Senhor: “Os caminhos de Deus são perfeitos, a palavra do Senhor é pura. Ele é o escudo de todos os que nele se refugiam. Pois quem é Deus senão o Senhor? Quem é o rochedo, senão o nosso Deus?”

Versículos 46-50

Davi faz a finalização com louvores ao livramento concedido pelo Senhor Absoluto. Davi engrandece ao Altíssimo como sua rocha, o único que prepara grandes vitórias mediante Sua misericórdia.

O que são os Salmos?

O Salmos nada mais são do que um livro bíblico escrito em trovas. Os salmistas inspirados por Deus escreviam cânticos de louvor, orações e súplicas.

Os principais temas dos Salmos são de exultação pela vitória em alguma batalha, preces para que Deus não deixasse seus inimigos triunfarem. Louvores reconhecendo a grandeza divina e orações de gratidão.

Como achar o Salmo 17 na Bíblia

O livro de Salmos pode ser facilmente encontrado. Pertencente ao Velho Testamento, basta abrir a Bíblia bem ao meio, e lá estará este precioso conjunto de versos sagrados.

Caso não o encontre, a melhor forma é abrir no índice da Bíblia que geralmente está nas primeiras folhas antes de começar o livro de Gênesis, e buscar pela página exata do Livro de Salmos em sua Bíblia Sagrada.

O Salmo 17 pode ser rezado?

Qualquer salmo pode ser rezado. Sua escrita nos revela que ele é um tipo de oração, oração esta escrita pelo Rei Davi. O Salmo 17 quando rezado é uma poderosa oração de reconhecimento a Deus como Senhor sobre todas as coisas e de nossas vidas.

As afirmações feitas te aproximaram ainda mais de Jesus Cristo e de todos os santos, aumentando sua fé no que Deus pode fazer por ti e toda a sua família. Você pode iniciar com um Pai Nosso, ler o versículo e finalizar com uma Ave Maria.

Como o Salmo 17 pode ser interpretado

Os versos podem ser divididos em seis pontos para melhor entendimento e compreensão do seu significado.

Este salmo por Rumo da Fé

Comentários

One thought on “Salmo 17

  • 18/07/2019 at 21:05
    Permalink

    Quero agradecer por ter me enviado este salmo 17.ontem estava em.um.momento de aflição,muita tristeza no coração,.Rezei muito,li o evangélico do dia,de ser o ter o,mas nada aliviava minha aflição.Então me enviaram esse salmo,li é a leitura do salmo aquíferos me coração,porque depositei minha confiança no Senhor e entrei tudo a Ele,conseguir pegar no sano e ter ia noite tranquila.,Gosto muito que.mandem as mensagens,as vezes não consigo ler na hora que.me mando,mas a noite qdo estou em casa mais tranquila leio todos.

Deixe Seu Pedido de Oração

%d bloggers like this: