Salmo 19

Salmo 19 quer nos lembrar e reforçar o fato de que a palavra de Deus, e o poder que a mesma tem, são inestimáveis. E que não existem barreiras forte o suficiente para impedir que a mesma se alastre entre os cristãos por todo o mundo.

As palavras do Salmo 19 mostram a perfeição de Deus e a maneira como devemos entregar nossas vidas, perturbações e dilemas em suas mãos, acreditando e seguindo pelo caminho que ele mesmo ilumina, no intuito de nos favorecer.

Assim como os demais salmos presentes no Livro dos Salmos, o Salmo 19 traz estas grandes reflexões e mensagens. Vamos esmiuçar um pouco mais sobre estas palavras?

Salmo 19

Salmo 19 Completo

Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.

Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite.

Não há linguagem nem fala onde não se ouça a sua voz.

A sua linha se estende por toda a terra, e as suas palavras até ao fim do mundo. Neles pôs uma tenda para o sol,

O qual é como um noivo que sai do seu tálamo, e se alegra como um herói, a correr o seu caminho.

A sua saída é desde uma extremidade dos céus, e o seu curso até à outra extremidade, e nada se esconde ao seu calor.

A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos símplices.

Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro, e ilumina os olhos.

O temor do Senhor é limpo, e permanece eternamente; os juízos do Senhor são verdadeiros e justos juntamente.

Mais desejáveis são do que o ouro, sim, do que muito ouro fino; e mais doces do que o mel e o licor dos favos.

Também por eles é admoestado o teu servo; e em os guardar há grande recompensa.

Quem pode entender os seus erros? Expurga-me tu dos que me são ocultos.

Também da soberba guarda o teu servo, para que se não assenhoreie de mim. Então serei sincero, e ficarei limpo de grande transgressão.

Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, Senhor, Rocha minha e Redentor meu!

O Livro dos Salmos

Composto por 150 salmos, este livro se encontra na Bíblia Sagrada, e está logo após o livro de Jó e antes do livro dos Provérbios. Salmos são cânticos e preces que foram escritas por diferentes autores, mas com o mesmo intuito: nos fazer refletir sobre a grandeza, a plenitude e a palavra de Deus.

Durante as missas e demais momentos da igreja católica, eles podem ser cantados, lidos ou até mesmo declamados. É levada em consideração aqui a forma como a paróquia ou comunidade tem como costume e predileção.

Muitos dos salmos presentes neste livro acabam se tornando canções, inspirações para grandes textos e palestras, assim como toda a Bíblia Sagrada possibilita: uma infinidade de utilizações para o bem.

Significados do Salmo 19

O Salmo 19 pode ser considerado extenso se comparados a outros escritos, mas suas palavras são essenciais.
Estas preces nos recordam do imensurável alcance da palavra de Deus. Quando falamos dos princípios divinos, e de tudo o que Deus quer para cada um de nós, seus filhos, estas mensagens servem para todos os cristãos, em todos os lugares do mundo.

Não importa linguagem, não importa limitação ou qualquer distinção humana, a voz de Deus irá alcançar a todos.
Outro ponto a ser levado em consideração no Salmo 19, é a forma como devemos interpretar as situações que encontramos na vida. Deus é justo e nos concede tudo o que precisamos, no tempo em que precisamos, sendo assim, seu juízo é valioso.

Sabe o que isso quer dizer? Esta mensagem mostra que nem prata, nem ouro ou qualquer objeto considerado de grande valia, pode ser mais precioso que o auxílio, o colo e o discernimento dado por Deus para nossas vidas.

Ainda no final do Salmo 19, fala-se sobre a perfeição dos planos de Deus. E tocando neste ponto, é impossível não retomar o ensinamento de que por mais difícil que esteja sendo o momento de nossas vidas, é indispensável termos fé e acreditarmos na providência divina. Ele não falha e nem titubeia, nós é que precisamos nos mantermos firmes na fé!

Com quais intenções rezar o Salmo 19? Como rezá-lo?

Todo texto presente na Bíblia Sagrada nos permite alguma reflexão, e com os textos do Livro dos Salmos, não é diferente.

O Salmo 19, especificamente, nos encaminha para um momento de oração onde possamos estar fraquejando em nossa fé, ou até mesmo tão atarefados ou desanimados, que esquecemos a importância de pedir a intercessão de Deus em nossas vidas.

Para rezar este salmo, não há segredo, mas, aproveite para colocar em intenção toda a sua fé como cristão, a fé da sua família, e das pessoas que você ama.

Este salmo por Rumo da Fé

Comentários

Deixe Seu Pedido de Oração