Salmo 29 Completo

Atribuam ao Senhor, ó seres celestiais, atribuam ao Senhor glória e força.

Atribuam ao Senhor a glória que o seu nome merece; adorem o Senhor no esplendor do seu santuário.

A voz do Senhor ressoa sobre as águas; o Deus da glória troveja, o Senhor troveja sobre as muitas águas.

A voz do Senhor é poderosa; a voz do Senhor é majestosa.

A voz do Senhor quebra os cedros; o Senhor despedaça os cedros do Líbano.

Ele faz o Líbano saltar como bezerro, o Siriom como novilho selvagem.

A voz do Senhor corta os céus com raios flamejantes.

A voz do Senhor faz tremer o deserto; o Senhor faz tremer o deserto de Cades.

A voz do Senhor retorce os carvalhos e despe as florestas. E no seu templo todos clamam: “Glória! “

O Senhor assentou-se soberano sobre o dilúvio; o Senhor reina soberano para sempre.

O Senhor dá força ao seu povo; o Senhor dá a seu povo a bênção da paz.

Salmo 29

O livro de Salmos

O livro de Salmos é o maior livro da Bíblia e também um dos mais reverenciados. É também o décimo nono livro da Bíblia, composto de 150 capítulos, divididos em 5 livros: Livro I: 1 a 41; livro II: 42 a 72; livro III: 73 a 89; livro IV: 90 a 106; livro V: 107 a 15.

Sendo uma coletânea de vários textos, estima-se que foi escrito ao longo de mil anos, desde a data aproximada de 1440 a.C., quando houve o êxodo dos Israelitas do Egito até o cativeiro babilônico, sendo que muitas vezes esses poemas permitem traçar um paralelo com os acontecimentos históricos, principalmente com a vida de Davi, quando, por exemplo, havia fugido da perseguição promovida pelo rei Saul (Salmos 18, 52, 54) e de seu próprio filho Absalão (Salmo 3) ou quanto ao arrependimento pelo seu pecado com Bate-Seba (Salmo 51).

Autores dos Salmos

Logo, a ele é atribuído vários autores, alguns desconhecidos, outros não. Visto que no início de alguns salmos, o autor está identificado. A saber:

Davi – o rei Davi escreveu pelo menos 73 salmos, cerca de metade do livro. Alguns salmos estão associados a eventos específicos da vida de Davi, como seu adultério com Bate-Seba

Salomão – filho e sucessor de Davi, Salomão escreveu dois salmos (Salmos 72 e Salmos 127) e os livros de Provérbios, Eclesiastes e Cânticos – leia aqui a história do rei Salomão

Moisés – liderou os israelitas quando saíram do Egito e atravessaram o Mar Vermelho. Ele também escreveu os cinco primeiros livros da Bíblia

Coraítas – os Coraítas eram uma família da tribo de Levi, que trabalhava no templo. Seu antepassado Corá se rebelou contra Moisés e Arão mas seus filhos continuaram a servir a Deus (Números 26:10-11)

Hemã e Etã – dois irmãos ezraítas, da tribo de Judá, conhecidos por serem muito sábios (1 Reis 4:31). Cada um escreveu um salmo.

Família de Asafe – Asafe era um levita que foi escolhido para ser líder de louvor no templo (1 Crônicas 16:7). Sua família continuou a liderar o louvor ao longo dos séculos e escreveu vários salmos.

Entre os Salmos mais proclamados está o Salmo 29 sendo especial para sentir-se perto de Deus. Neste salmo, Deus dá à humanidade a oportunidade de se conscientizar sobre a penetração do seu poder e da sua glória na vida dos homens.

Como um grande pai que se sintoniza com os seus filhos, o senhor Deus auxilia cada pessoa para que possa viver com fé e confiança, desenvolvendo-se e progredindo em todos os caminhos por onde andar, o que só acrescentará brilho à existência de cada um.

Este salmo por Rumo da Fé

Comentários