Salmo 36
O Salmo 36 é um salmo de sabedoria, em que Davi expõe a natureza do pecado dos ímpios e exalta o amor infalível de Deus. Confira as palavras sagradas do Salmo 36 e entenda o significado dos seus versículos.
Salmo 36 Completo
Há no meu íntimo um oráculo a respeito da maldade do ímpio: Aos seus olhos é inútil temer a Deus.
Ele se acha tão importante, que não percebe nem rejeita o seu pecado.
As palavras da sua boca são maldosas e traiçoeiras; abandonou o bom senso e não quer fazer o bem.
Até na sua cama planeja maldade; nada há de bom no caminho a que se entregou, e ele nunca rejeita o mal.
O teu amor, Senhor, chega até os céus; a tua fidelidade até as nuvens.
A tua justiça é firme como as altas montanhas; as tuas decisões insondáveis como o grande mar. Tu, Senhor, preservas tanto os homens quanto os animais.
Como é precioso o teu amor, ó Deus! Os homens encontram refúgio à sombra das tuas asas.
Eles se banqueteiam na fartura da tua casa; tu lhes dás de beber do teu rio de delícias.
Pois em ti está a fonte da vida; graças à tua luz, vemos a luz.
Estende o teu amor aos que te conhecem, a tua justiça aos que são retos de coração.
Não permitas que o arrogante me pisoteie, nem que a mão do ímpio me faça recuar.
Lá estão os malfeitores caídos, lançados ao chão, incapazes de levantar-se!
Os Salmos
Os Salmos são poemas, hinos ou lamentações presentes no Livro do Salmos, um dos mais importantes da Bíblia Sagrada. O Livro dos Salmos é considerado como o coração do Antigo Testamento.
Os salmos proporcionam aos fiéis reflexões a respeito de temas as dúvidas de fé, o sofrimento humano e a confiança na palavra do Senhor. São a ponte que liga o reino de Deus com o mundo dos homens.
Como encontrar o Salmo 36 na Bíblia
Para encontrar o Salmo 36, basta seguir o sumário presente na Bíblia Sagrada. O livro dos Salmos está localizado no Antigo Testamento e pode vir abreviado como SM ou como SL.
Abrindo a Bíblia no Livro dos Salmos, você deve procurar pelo número 36, que corresponde ao capítulo do Salmo 36. Os números seguintes referem-se aos versículos.
Portanto, como hoje falaremos de Salmos 36:1-12, estamos nos referindo ao capítulo 36 do Livro dos Salmos, do versículo 1 ao versículo 12.
Esta dica pode ser utilizado para encontrar qualquer citação tanto na Bíblia impressa quanto na edição digital.
Como rezar o Salmo 36
Não há uma regra específica para a leitura do Salmo 36: o ideal é que a leitura de cada versículo seja feita devagar, de preferência em um local tranquilo e reservado, meditando e refletindo sobre os ensinamentos de cada verso.
O Salmo 36 é um salmo de sabedoria em que o salmista ressalta a importância de temer a Deus e demonstrar agradecimento pelas graças concedidas por Ele. Assim, este salmo pode ser rezado para refletir sobre o pecado humano e encontrar forças no amor de Deus.
O autor do Salmo 36
O Salmo 36 é um dos 73 poemas de louvor atribuídos ao rei Davi, governante de Israel, escolhido por Deus para liderar Seu povo.
A história de Davi é narrada no Antigo Testamento e acredita-se que alguns de seus poemas façam alusão a acontecimentos históricos de sua vida.
Qual o significado do Salmo 36?
Ao longo do Salmo 36, Davi demonstra a sua perplexidade perante a maldade do ímpio. O salmista nos mostra o quanto devemos temer ao Senhor Deus e ser gratos a Ele por desfrutarmos de Seu amor e bondade infinitos.
Vamos entender o que significam os versículos do Salmo 36:
Versículos 1 – 4: A maldade do ímpio
O poema se inicia com a revelação da natureza do pecado. O rei Davi recebe uma revelação profética e entende a origem do mal: não temer a Deus. O salmista nos mostra que sem a compreensão a respeito de Deus, o ímpio se torna tolo e imprudente e passa a planejar o mal, pois não tem mais repulsa pelo que é errado.
Versículos 5 e 6: A bondade de Deus
A partir destes versos, Davi concentra-se no amor fiel de Deus, revelando o perfeito caráter do Senhor. Nestes versículos, o salmista compara a grandeza das montanhas com a grandeza da justiça Divina e a profundidade do oceano ao mistério de Seus juízos.
Versículos 7 – 9: Abrigo em Suas asas
Nestes versículos, o salmista exalta a bondade do Senhor, ressaltando que aqueles que confiam em Deus encontrarão muita fartura e satisfação na vida. Davi nos mostra que, embora os ímpios nunca fiquem satisfeitos, os fiéis a Deus irão desfrutar da misericórdia e salvação contínua nas sombras das asas do Senhor.
Versículos 10 – 12: Estende o Seu amor
Davi termina seus versos orando para que a bondade de Deus continue reinando na vida de Seu povo. O salmista tem uma revelação das consequências do juízo divino sobre os ímpios, estremecendo com a visão do juízo final.
Por Rumo da Fé
Amém
senhor ilumina a minha vida amém
Amém
Amém Glória Jesus amém
Amém lindo salmo